quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O marketing vem de dentro da cozinha



É fundamental para um restaurante proporcionar aos clientes o bem estar durante suas refeições. Antes mesmo do cliente entrar em seu restaurante sua opção de escolha está associada às ferramentas de marketing que seu estabelecimento utiliza para atrair o cliente. Seja uma bela placa de publicidade, seja com promoções especiais ou divulgação por toda a região. Mas é possível realizar o marketing para seu cliente mesmo ele já estando dentro do seu restaurante. Como? Um bom atendimento, refeições servidas em tempo hábil com boa apresentação e temperatura, música agradável, limpeza do ambiente e várias outras características como essas encantam o cliente e provavelmente ele passará esta experiência adiante.


Muitos clientes já devem ter se perguntado como é a cozinha do restaurante que ele costuma freqüentar. Por mais reservada que a cozinha possa estar em um restaurante ela deve estar preparada para a visita de um cliente, afinal, ele tem o direito de conhecer o local onde são produzidos os pratos que lhe proporcionam tanto prazer. E porque não encantar o cliente com uma cozinha aberta ao público mostrando toda sua equipe produzindo fervorosamente ?


Foi pensando nisso que muitos restaurantes resolveram se antecipar aos desejos dos clientes e expor sua cozinha para eles. É um desafio muito grande para os restaurantes mostrarem para seus clientes todo o processo de produção, mas a ousadia pode lhe custar caro se o seu estabelecimento não estiver preparado para isto. Portanto seguem dicas valiosas para você não errar nesta escolha.



– Não basta colocar uma linda vitrine na sua cozinha para que os clientes observem o trabalho. Mantenha o vidro impecavelmente limpo e principalmente sem manchas de gordura


- Todas as cozinhas tem lixeiras para armazenar o lixo, a sua não será diferente, mas evite que as lixeiras estejam visíveis para o cliente.


- Limpeza é essencial. realize limpezas periódicas durante a operação. O piso, fogão e bancadas devem ser sempre limpos após cada atividade.


– Panelas devem estar sempre limpas, sem acumulo de resíduos de gordura deixando os cantos e suporte escuros.


- Sua equipe deve estar preparada para o público. Uniformes limpos e cuidados pessoais como barbas, unhas, toucas no cabelo são obrigação independente de sua cozinha ser aberta ou fechada.


- Posicione a vitrine próximo à bancada de finalização dos pratos. Assim os clientes verão a arte final sendo realizada.


Boa sorte e que comece o espetáculo!!!

 Alison Figueiredo




Fonte: GR

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