Claiton Pacheco
A Gestão do Atendimento é essencial para qualquer gestor que quer perenizar sua empresa no mercado
Cada segmento terá suas próprias estatísticas, mas é senso comum que quem conhece o mercado e atende melhor, vende mais e fideliza o cliente.
Também é senso comum que quando o atendimento surpreende as expectativas, além de fidelizar transforma o cliente em um recomendante. E um recomendante é um defensor da sua marca e um outdoor ambulante da Marca.!!
Mas para ter clientes recomendantes a empresa precisa ter um atendimento de excelência.
Segundo Richard Whiteley em seu livro `A Empresa totalmente voltada para o Cliente`, para que as empresas implantem em seus negócios a Gestão do Atendimento e retenham mais clientes é necessário que os gestores atendam a 7 Imperativos:
1- Criem em seu negócio a visão de servir os Clientes
Nada contribui tanto para transformar uma empresa que uma visão clara. Em uma empresa que depende do atendimento ao cliente, fazê-lo com a intenção sincera de servir é vital.
2- Derrubem as barreiras e burocracia no atendimento aos Clientes
Quanto mais se vive o atendimento aos clientes, mais se constata que os sistemas que implantados pelas empresas costumam, inadvertidamente, criar barreiras ao atendimento dos clientes.
3- Ouçam e conheçam seus Clientes
As empresas que mais vendem são as que ouvem melhor e não as que falam melhor. Quem ouve mais conhece mais os seus clientes.
4- Mantenham contato constante com seus Clientes
De nada adianta criar ferramentas, promoções, cadastros para conhecer os clientes e não usá-los constantemente e oportunamente.
5- Façam o que Dizem
O exemplo é a melhor forma de fazer com que as equipes atendam bem e com resultados melhores.
6- Aprendam com os Vitoriosos
Fazer Benchmarking, conhecer, viajar, aprender com aqueles que estão tendo sucesso é uma experiência enriquecedora. A soberba é o primeiro passo para uma empresa começar a quebrar.
7- Estejam sempre Medindo
Tudo pode ser muito bonito, mas se a empresa não tiver metas bem definidas não adianta. E também não adianta ter metas definidas se não forem monitoradas diariamente. É necessário que as pessoas se sintam cobradas e com responsabilidade sobre o cumprimento das metas.
Avalie se sua empresa está pecando em algum desses itens.
Cada segmento terá suas próprias estatísticas, mas é senso comum que quem conhece o mercado e atende melhor, vende mais e fideliza o cliente.
Também é senso comum que quando o atendimento surpreende as expectativas, além de fidelizar transforma o cliente em um recomendante. E um recomendante é um defensor da sua marca e um outdoor ambulante da Marca.!!
Mas para ter clientes recomendantes a empresa precisa ter um atendimento de excelência.
Segundo Richard Whiteley em seu livro `A Empresa totalmente voltada para o Cliente`, para que as empresas implantem em seus negócios a Gestão do Atendimento e retenham mais clientes é necessário que os gestores atendam a 7 Imperativos:
1- Criem em seu negócio a visão de servir os Clientes
Nada contribui tanto para transformar uma empresa que uma visão clara. Em uma empresa que depende do atendimento ao cliente, fazê-lo com a intenção sincera de servir é vital.
2- Derrubem as barreiras e burocracia no atendimento aos Clientes
Quanto mais se vive o atendimento aos clientes, mais se constata que os sistemas que implantados pelas empresas costumam, inadvertidamente, criar barreiras ao atendimento dos clientes.
3- Ouçam e conheçam seus Clientes
As empresas que mais vendem são as que ouvem melhor e não as que falam melhor. Quem ouve mais conhece mais os seus clientes.
4- Mantenham contato constante com seus Clientes
De nada adianta criar ferramentas, promoções, cadastros para conhecer os clientes e não usá-los constantemente e oportunamente.
5- Façam o que Dizem
O exemplo é a melhor forma de fazer com que as equipes atendam bem e com resultados melhores.
6- Aprendam com os Vitoriosos
Fazer Benchmarking, conhecer, viajar, aprender com aqueles que estão tendo sucesso é uma experiência enriquecedora. A soberba é o primeiro passo para uma empresa começar a quebrar.
7- Estejam sempre Medindo
Tudo pode ser muito bonito, mas se a empresa não tiver metas bem definidas não adianta. E também não adianta ter metas definidas se não forem monitoradas diariamente. É necessário que as pessoas se sintam cobradas e com responsabilidade sobre o cumprimento das metas.
Avalie se sua empresa está pecando em algum desses itens.
Fonte: Portal Franchising
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