Você já parou para pensar que tipos de relação Cliente X Tecnologia existe em sua carteira de clientes?
Seus clientes podem ser segmentados de acordo com o seu grau de afinidade e utilização da tecnologia para comprar produtos e serviços. Através desta analise é possível saber qual é o melhor meio para se comunicar com cada cliente e também qual é o meio que cada cliente usa para entrar em contato com a empresa.Conhecer esta relação poderá ser o diferencial para vender mais, oferecendo ao cliente no meio tecnológico em que ele quer comprar.
Podemos dividir os clientes de acordo com sua relação com a tecnologia em 4 tipos:
Cliente 2.0: É aquele que tem ainda tem certa desconfiança da internet como meio de compra. Ele acessa a internet, hoje são cerca de 46 milhões de internautas no Brasil sendo que 14 milhões já fizeram alguma compra através de e-commerce. O acesso dele à internet se dá exclusivamente através de computador. Normalmente em relação à compra de produtos, usa a internet apenas para comparar preços e características. Compra mesmo ele faz em lojas físicas.
Cliente 3.0: É o cliente do momento. Ele é multicanal, é digital, é virtual. Na média representa ainda uma parcela pequena do mercado no Brasil, mas em alguns mercados pode ser bem representativo. No entanto cresce em ritmo acelerado com o avanço da tecnologia. Incorporou a internet à sua vida, não só ao processo de compra. É influenciado e influencia pela internet. Não compra sem fazer muitas comparações entre produtos e serviços. Faz criticas e pesquisa sobre criticas ao que ele vai comprar na internet. Alguns já acessam a internet pelo celular também. O cliente 3.0 compra mesmo é pela internet, é o meio que ele julga ser mais conveniente.
Cliente 4.0: É o Cliente 3.0 que já tem o celular conectado à internet sempre. A internet no celular faz parte da vida dele, ou seja ele faz mais coisas pela internet do que o cliente 3.0. E como é pelo celular, em qualquer lugar. Compras, pagamentos pesquisas, ele usa a internet no celular para tudo. É o tipo de cliente que se desenvolverá e muito, afinal são 160 milhões de usuários de celular no Brasil.
Cliente 5.0: É o Cliente 4.0 que incorporou a TV Digital Interativa ao seu dia-a-dia. Faz mais e mais coisas através desse meio. Muitas das funcionalidades e produtos que poderão ser vendidos através deste meio ainda não foram lançadas. E muitos produtos e serviços desaparecerão após eles, como por exemplo, locadoras de vídeo.
Um bom exemplo deste cliente você pode ver neste vídeo promocional do Projeto Natal XBOX.
Vale lembrar que os clientes 3.0, 4.0 e 5.0 têm muitos relacionamentos nas mídias sociais.
Seu produto poderá ser vendido, da forma que é hoje a um futuro cliente 5.0?
Fonte: ABF Portal do franchising
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