quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Você sabe quantas pessoas entraram na sua loja ontem?




A quase a totalidade dos gestores sabe somente quantas vendas foram realizadas, não tem a menor idéia de quantas pessoas entraram em sua loja. Em negócios de rede com filiais ou franquias a realidade de gestores que tem acesso a esta informação é menor ainda.

Hoje gostaria de falar novamente um pouco mais sobre gestão,  Gestão do Atendimento.
O conceito de Gestão do Atendimento busca mostrar ao empresário o quanto é importante elevar o atendimento a qualidade de um indicador da gestão.

A maioria dos negócios, e me parece que as micros e pequenas empresas mais ainda, tem uma política de gestão voltada somente para o caixa.

Quando o fluxo de caixa apresenta algum tipo de problema é que se voltam as atenções para  o resto. No entanto, com problemas no caixa muitas vezes não tem mais dinheiro para pagar um treinamento para os funcionários, fazer uma reforma ou pintar a loja ou até para comprar novos uniformes. Enfim, só que os problemas não aparecem por acaso, são decorrentes de uma série de ações ou da falta de ações ao longo de certo período.

Quando fiz a pergunta inicial sobre se você sabe quantas pessoas entraram em sua loja ontem, é justamente para a gente começar a tratar o atendimento como um indicador da gestão, ação  fundamental para que qualquer negócio se mantenha forte.

Se você não sabe quantas pessoas entraram na sua loja ontem, como vai calcular a taxa de conversão de seus vendedores. Se você não sabe quantas pessoas entraram na sua loja ontem, como vai saber se as estratégias de propaganda e marketing estão de fato atraindo clientes para seu negócio. Se você não sabe quantas pessoas entraram em sua loja ontem, como vai cobrar mais ou menos dos seus vendedores frente ao faturamento do dia.

Se você não sabe quantas pessoas entraram na sua loja ontem, como saber qual a origem das pessoas que entraram em sua empresa.

Quase a totalidade das empresas controla o que faturou, controlam o que entrou no caixa, só que o que entrou no caixa é passado, já aconteceu.
Indicadores de gestão do atendimento mostram muito mais informações sobre o negócio do que o fluxo de caixa.
Às vezes estamos cobrando de nossos vendedores um número de faturamento que não está compatível com o fluxo da loja. Por outro lado, podemos estar cobrando menos do que deveríamos porque entregamos para os nossos vendedores um fluxo tal que se tivesse uma taxa de conversão descente os resultados da empresa seriam muito melhores.

A tecnologia e alguns controles simples permitem a um custo muito baixo, mais muito baixo mesmo, que qualquer empresa controle o número de clientes que entram em sua loja. A partir disso várias opções de atitudes poderão ser implementadas.

Experimente saber quantas pessoas estão entrando em sua loja todos os dias.
Só o fato de você saber disso já vai fazer com que você tenha idéias para melhorar o rendimento do seu negócio.

Pense nisso.


Claiton Pacheco

Fonte: Portal Franchising

Obs: Imagem retirada da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário