O universo virtual pode ser um ótimo campo de treinamento para desenvolver habilidades reais, como liderança, persuasão e estratégia. Aqui, seis modelos para você escolher o que tem mais a ver com o seu perfil
Por Rafael Farias Teixeira
Foi-se o tempo em que os games eram vistos como puro desperdício de tempo. Incorporados ao dia a dia de jogadores de todos os sexos e faixas etárias, os jogos eletrônicos podem até colaborar para treinar e desenvolver habilidades empreendedoras.
Os produtos encontrados hoje no mercado costumam ser divididos em duas grandes categorias: serious games e entertainment games (jogos sérios e de entretenimento, em tradução livre).
O presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), Winston Petty, explica que existe uma preocupação das empresas em criar jogos que estimulem o raciocínio lógico e a capacidade de formular estratégias. “Os jogos sérios têm o objetivo de educar e treinar.
Em geral, mostram o universo empresarial de forma bastante literal, ao contrário dos que se prestam a entreter, onde o que vale mais é a criatividade”, afirma. Dono da Kidguru, empresa desenvolvedora de games, ele criou uma divisão específica para jogos corporativos e faturou R$ 800 mil no ano passado.
CAPITALISM
PLATAFORMA: PC
ANO DE
LANÇAMENTO: 1995 (ÚLTIMA VERSÃO EM 2001)
TRAMA Trata-se de uma simulação de negócios feita sob medida para computadores. O objetivo é simples: fazer o seu negócio ser rentável em meio à competição com várias outras empresas.
HABILIDADES EM JOGO Um game que pretende apurar o seu tino para os negócios. O jogador pode começar abrindo o tipo de empresa que achar mais conveniente — de uma loja de departamentos a uma grande fábrica. Para vencer, é preciso redobrar os cuidados na formulação do plano de negócios e nas leis que regem o mercado.
LITTLE KING’S STORY
PLATAFORMA: Wii
ANO DE LANÇAMENTO: 2009
TRAMA No game, o jogador controla um garotinho que se torna o rei de uma vila depois de achar uma coroa. Ele passa a ter o poder de encantar as pessoas e faz com que elas sigam todas as suas ordens. O objetivo do jogador é fazer com que a vila prospere.
HABILIDADES EM JOGO A principal delas é o gerenciamento de equipe. O jogo estimula a tomada de decisões baseadas no bem comum. Os benefícios são maiores para quem consegue equilibrar os seus próprios desejos e necessidades com os dos seus seguidores.
THE SIMS
PLATAFORMA: PC
ANO DE LANÇAMENTO: 2000 (ÚLTIMA VERSÃO SAI EM SETEMBRO DE 2010)
TRAMA O jogador cria um avatar para viver uma vida de escolhas: onde morar, com o que trabalhar, com quem fazer amizades, gerando uma vida virtual.
> HABILIDADES EM JOGO Sociabilidade, comunicação e interação. O jogador precisa pensar nas consequências de cada uma de suas ações antes de se decidir por uma coisa ou outra. Será que comprar um carro é mais importante que reformar a casa? É preciso estabelecer prioridades para o seu personagem em cena.
CIVILIZATION
PLATAFORMA: PC
ANO DE LANÇAMENTO: 1991 (NOVA VERSÃO PROMETIDA PARA ESTE MÊS)
TRAMA Nesse game de estratégia que já se tornou um clássico, o jogador tem de estar preparado para lidar com a complexidade de liderar pessoas e instituições, administrando não apenas as riquezas, mas também as inovações científicas e até mesmo o Exército. Para manter a paz e trocar conhecimentos vitais para as civilizações, é muito importante que ele desenvolva a capacidade de negociar com líderes de outras nações.
HABILIDADES EM JOGO Liderança, capacidade de negociação, estratégia. Para se sair bem neste game, a palavra-chave é diplomacia.
ANO DE LANÇAMENTO: 2008 (JAPÃO)
TRAMA O jogador controla uma fazenda e tem de administrar tudo o que é produzido, a colheita e também o comércio de produtos. Mas isso é apenas parte do jogo. Além de talentos de fazendeiro, o jogador vai ter de liberar o seu lado aventureiro e explorar o universo virtual em missões fantásticas, combatendo criaturas do mal.
> HABILIDADES EM JOGO A capacidade de entender o funcionamento de uma cadeia de produção e o gerenciamento da oferta e procura de produtos. A todo momento, o jogador precisa perguntar a si mesmo o que deve fazer para administrar melhor — e ganhar mais.
WORLD OF WARCRAFT
PLATAFORMA: PC/JOGO ON-LINE
ANO: 2004
TRAMA Game de fantasia em que o jogador é um personagem de um mundo chamado Azeroth. Ele escolhe sua profissão e parte em busca de aventura, interagindo com outras pessoas on-line. Logo no começo do jogo é preciso fazer uma escolha difícil: de qual das duas facções inimigas você fará parte?
HABILIDADES EM JOGO Socialização e liderança. Tudo o que acontece depende da interação do jogador com os outros participantes, que se organizam em grupos. A ideia é repetir esses padrões nas empresas; as jogadas se propõem a ajudar quem precisa coordenar muitas pessoas.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes negócios
Fonte: Pequenas Empresas Grandes negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário