segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Restaurantes apostam em sites de compras coletivas



O novo boom da internet que vem se popularizando a cada dia são os sites de compras coletivas. Os sites de compras coletivas oferecem descontos especiais (que variam de 50 a 90%, acreditem) em restaurantes, spas, cursos, shows, bares entre outros. As ofertas ficam disponíveis no site por um curto período de tempo, mas com descontos realmente atraentes a aceitabilidade do público tem sido grande e em alguns casos estes cupons de descontos se esgotam rapidamente.

Fomos em busca de informações para avaliarmos os prós e os contras deste serviço para Restaurantes e bares que querem investir neste serviço visando atrair novos clientes para seus estabelecimentos.

Primeiramente é importante explicar o funcionamento destes sites para que os donos de restaurantes e bares possam entender melhor o processo.

Os sites de compras coletivas (SCC) selecionam o que há de melhor na cidade e publicam com um desconto por um período. A oferta também é enviada por e-mail para todos os clientes cadastrados.

Ao receber uma oferta o cliente efetua a compra on-line e aguarda a confirmação do pagamento. Em seguida um cupom com o desconto oferecido é enviado para o cliente. A partir daí basta o cliente comparecer ao local escolhido e utilizar seu cupom com o devido desconto.

Analisando esta ferramente de marketing para os donos de restaurantes e bares que querem investir neste novo tipo de divulgação podemos destacar o seguinte:

- No caso de restaurantes e bares a possibilidade de atrair novos clientes que nunca tenham visitado seu estabelecimento é grande.

- É preciso ficar atento à quantidade de cupons oferecidos, pois é preciso estar preparado para atender os clientes caso todos os cupons tenham sido vendidos. Portanto seja cauteloso, se você ainda não experimentou este serviço ofereça um número moderado de cupons para desconto a fim de avaliar como será sua primeira demanda de clientes.

- Mantenha a qualidade do atendimento e dos produtos mesmo para os clientes que estão utilizando o cupom de descontos, afinal ele poderá voltar mais vezes se tiver gostado do seu estabelecimento. Portanto não diminua o tamanho dos pratos ou o tempo de atendimento destinado a estes clientes. Seu estabelecimento não está vendendo uma amostra do serviço e sim um serviço completo.

- Como esta modalidade de vendas ainda é novidade no Brasil e o investimento não é baixo, pois além de oferecer o desconto, o seu estabelecimento paga um percentual para o site. Avalie bem as condições antes de fechar o negócio


Relação de sites que oferecem este tipo de serviço:


Peixe Urbano ( www.peixeurbano.com.br )


Clube Urbano ( http://www.clubeurbano.com.br )


ClickOn ( http://www.clickon.com.br )


Oferta Dia ( http://ofertadia.com.br )


Imperdível ( http://www.imperdivel.com.br )


City Best ( http://citybest.com.br )


Fonte: Gestão de Restaurantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário