quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As oportunidades e ameaças dos Clubes de Desconto

 
 
Pipocam pela internet nos últimos meses os lançamentos de sites oferecendo Clubes de desconto para os internautas. Nestes clubes os sócios não pagam pelo título e ainda tem direito a promoções diárias com descontos de até 90% nos mais diversos estabelecimentos.

Muitas empresas atraídas pela facilidade e atratividade têm feito ofertas a este público sem se preocupar com alguns fatores endógenos ao negócio como, por exemplo, a sua própria capacidade de atendimento.


  • O modelo dos sites de compras coletivas funciona da seguinte maneira: O usuário se cadastra e informa sua cidade.
  •   Ele passa a receber diariamente informações sobre descontos na sua cidade (em geral superiores a 50%);
  •     Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos passam a valer;
  •     Caso seja fechado um grupo de compras o site recebe uma comissão sobre as vendas efetivadas.

Onde estão as oportunidades?
 
Obviamente o baixo investimento e ampla visibilidade são as grandes oportunidades a serem aproveitadas.

É isso que muitos comerciantes buscam ao divulgar seus produtos e serviços, uma alternativa eficaz com investimento baixo. Para resolver esta equação os sites de compras e descontos que chegaram com força no mercado de vendas online.

Nesse contexto, um deles é o Clube do Desconto , que entrou no ar em agosto operando em São Paulo e agora chega a Brasília, oferecendo promoções diárias, com até 90% de desconto, em produtos e serviços variados, como teatros, bares, salões de beleza e muitos outros.

Apesar de ter apenas pouco mais de 1 ano de vida no mercado brasileiro, esse é um conceito já aprovado por empresas que procuram divulgar seu negócio a custos reduzidos. Com uma fórmula certeira, sites como o Clube do Desconto unem o desejo do consumidor por promoções e preços baixos ao poder de mercado das compras em grupo.

Onde estão as ameaças?

A grande oportunidade é atingir um grande público diretamente e a um custo baixo.  As ameaças não vêm dos fornecedores do serviço e sim das empresas que utilizam os serviços dos sites de descontos para promover seus negócios.

A lógica diz que o ideal seria oferecer uma experiência excelente, garantindo a cada um dos compradores dos vouchers um serviço perfeito e produtos de qualidade. Os sites de descontos levam o cliente até a empresa disposto a experimentar o serviço ou produto, disposição essa fruto de um ganho real, o desconto.

Cada empresa deveria se esmerar para transformar estes visitantes em busca de vantagens em promotores da empresa. Para que estes voltem mesmo sem novos descontos e indiquem a empresa a amigos.
Cabe ao ofertante ter um cuidado ainda maior, para tornar este cliente oportunista em um cliente fiel e promotor.

De nada adianta atrair e não se preparar para atender a demanda criada.
Imaginem se, por exemplo, 300 clientes aproveitam este desconto e tentam agendar um horário logo em seguida. Isso pode acabar "entupindo" o atendimento de uma empresa.
Agora imagine esta situação durante semanas, onde uma pequena empresa ou mesmo a média trabalha com uma margem de lucro muito pequena, o que irá acontecer?
Ou então ao usar o cliente ter a impressão de que o trataram de forma diferente, ou pior, justamente por vir só por causa do desconto. As pessoas irão usar o desconto e além de não voltar mais irão falar mal para todos os seus amigos.

A iniciativa é muito interessante por vários aspectos.
Para os clientes participar desses clubes de descontos pode ser uma excelente pedida para compras fantásticas e serviços de qualidade por preços que o cliente nunca imaginou pagar.

Para as empresas um investimento de custo baixo com grande atratividade para os clientes oportunizando conhecer os serviços da empresa.

E é ai que mora o grande perigo, a empresa não ter se preparado para a demanda criada. E em vez de conquistar novos clientes promotores da marca, cria sim uma legião de detratores. E o pior detratores on line que alastram suas experiências em alta velocidade pela internet, que é o meio ambiente natural deste público.
 
Claiton Pacheco
 
Fonte: Portal Franchising 

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