segunda-feira, 21 de março de 2011

Wraps e Go Fresh apostam na alimentação saudável

 As duas redes de franquias, do mesmo dono, crescem com estratégias diferentes e um mesmo ideal

Ricardo F. Santos 

Quando você não está muito satisfeito com um produto ou serviço prestado em alguma área, o que faz? Procura a concorrência, talvez. Se a insatisfação permanece, diz que a coisa não tem solução e, na maior parte das vezes, acaba deixando o assunto de lado. O empresário Marcelo Ferraz, 42, insatisfeito com a minguada oferta de comida saudável no mercado, agiu diferente. “Por incrível que pareça, quando fundei a Wraps, só queria um lugar onde pudesse comer”, diz ele. Assim começaram muitos negócios de sucesso.
 “Wrap” é uma adaptação dos americanos para os “burritos” mexicanos, basicamente uma massa fina que enrola um recheio geralmente simples, como salpicão ou maionese. Com o potencial dessa comida em mente, Ferraz uniu-se à chef de cozinha Carole Crema e juntos desenvolveram wraps gourmet, que levam recheios mais leves e sofisticados, como filé mignon, peixes, queijos light e folhas verdes. Em 2003, Ferraz abriu a primeira unidade da Wraps.

“A experiência foi ótima, tanto que abrimos mais duas no final do mesmo ano”, diz o dono. Apesar de ter aberto a Wraps por interesse pessoal, não demorou quase nada para Ferraz perceber um mercado com boas oportunidades. Hoje, a rede tem 11 unidades, duas no Rio de Janeiro e nove em São Paulo, com média de faturamento de R$ 250 mil por mês por loja. A maioria do público ainda é feminina, mas a diferença está menos gritante. “A proporção de 70-30 passou para 55-45. Convencemos os homens, em geral mais glutões, de que comer comida saudável não vai deixá-los com fome”, afirma Ferraz.
Com a refeição custando em torno de R$ 40, o restaurante mira as classes AB. Diferentemente do irmão americano, em geral comido com as mãos e sem muita necessidade de prato, o wrap gourmet tem uma apresentação mais sofisticada, e a proposta de ser consumido mais lentamente.

Saudável e ágil
 
Há pouco mais de dois anos, Ferraz viu surgir a necessidade de uma comida que fosse, além de saudável, rápida. Por mais de um ano, ele viajou para Estados Unidos, China, Inglaterra e América Central para conhecer modelos de fast food saudável e tentar adaptar para o paladar brasileiro.
Montar a própria salada, mais um grelhado e um pão integral pareceu dar certo. “Ficamos dois anos testando a Go Fresh com duas lojas próprias, e agora estamos abrindo duas franquias”, afirma Ferraz. No final de março ele inaugura a primeira franquia no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e prevê a abertura de mais quatro até o fim do ano.

Com a refeição variando de R$ 15 a R$ 20, a rede de fast food saudável abrange a classe C, enorme público consumidor. Por isso, Ferraz acredita que a Go Fresh tenha mais potencial de crescimento do que a Wraps, e deseja abrir cem lojas ao final de sete anos. “Mesmo que eu tivesse todo o dinheiro para abrir cem lojas amanhã, não o faria nesse momento, porque o mercado de alimentação saudável não está amadurecido o suficiente”, afirma Ferraz.

Mesmo que o mercado não esteja plenamente desenvolvido, em pouco mais de um ano as unidades da Go Fresh já faturam R$ 120 mil por mês. Outro dado positivo é o crescimento de 20% no faturamento. As regiões prioritárias na expansão são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e o interior de São Paulo. Uma pesquisa encomendada pela própria empresa mostrou que, além de Brasília, são esses os lugares em que o consumidor, atualmente, se preocupa mais com alimentação saudável.
Para combater as lasanhas e macarronadas dos almoços de cada dia, Ferraz procura franqueados que se identifiquem com essa proposta saudável. “Quando a pessoa vive isso, também passa isso para o cliente”, diz ele.

Quanto custa ter uma franquia da Wraps

Tipo de negócio Restaurante especializado em alimentação saudável.
Data de fundação da empresa 2003
Investimento inicial De R$ 350 mil a 450 mil
Taxa de Franquia R$ 80 mil
Royalties 6% sobre faturamento bruto
Capital de giro Não informado
Taxa de publicidade 2% sobre faturamento bruto
Faturamento médio mensal R$ 250 mil
Lucro líquido Não informado
Prazo médio de retorno do investimento De 24 a 36 meses
Prazo de contrato 60 meses
Regiões de interesse São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro, capital
Área mínima da unidade De 75m2 a 200m2
Funcionários De 13 a 20
Apoio ao franqueado A franqueadora dá suporte permanente ao franqueado em tudo que se refere a sua unidade.
E-mail atendimento@wraps.com.br
Site www.wraps.com.br
Telefone (11) 3078-2282

Quanto custa ter uma franquia Go Fresh

Tipo de negócio Fast food especializado em alimentação saudável
Data de fundação da empresa 2009
Investimento inicial A partir de R$ 150 mil (depende do tamanho e necessidade de adaptação da loja)
Taxa de Franquia R$ 49 mil
Royalties 8% sobre o faturamento bruto
Capital de giro R$ 50 mil
Taxa de publicidade 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal R$ 120 mil
Lucro líquido Não informado
Prazo médio de retorno do investimento 24 meses
Prazo de contrato 60 meses
Regiões de interesse São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro, capital
Área mínima da unidade 25m2
Funcionários De 8 a 10
Apoio ao franqueado A franqueadora dá suporte permanente ao franqueado em tudo que se refere a sua unidade.
E-mail atendimento@wraps.com.br
Site www.gofresh.com.br 
Telefone (11) 3078-2282


Fonte: PEGN

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