As duas redes de franquias, do mesmo dono, crescem com estratégias diferentes e um mesmo ideal
Ricardo F. Santos
Quando você não está muito satisfeito com um produto ou serviço prestado em alguma área, o que faz? Procura a concorrência, talvez. Se a insatisfação permanece, diz que a coisa não tem solução e, na maior parte das vezes, acaba deixando o assunto de lado. O empresário Marcelo Ferraz, 42, insatisfeito com a minguada oferta de comida saudável no mercado, agiu diferente. “Por incrível que pareça, quando fundei a Wraps, só queria um lugar onde pudesse comer”, diz ele. Assim começaram muitos negócios de sucesso.
“Wrap” é uma adaptação dos americanos para os “burritos” mexicanos, basicamente uma massa fina que enrola um recheio geralmente simples, como salpicão ou maionese. Com o potencial dessa comida em mente, Ferraz uniu-se à chef de cozinha Carole Crema e juntos desenvolveram wraps gourmet, que levam recheios mais leves e sofisticados, como filé mignon, peixes, queijos light e folhas verdes. Em 2003, Ferraz abriu a primeira unidade da Wraps.
“A experiência foi ótima, tanto que abrimos mais duas no final do mesmo ano”, diz o dono. Apesar de ter aberto a Wraps por interesse pessoal, não demorou quase nada para Ferraz perceber um mercado com boas oportunidades. Hoje, a rede tem 11 unidades, duas no Rio de Janeiro e nove em São Paulo, com média de faturamento de R$ 250 mil por mês por loja. A maioria do público ainda é feminina, mas a diferença está menos gritante. “A proporção de 70-30 passou para 55-45. Convencemos os homens, em geral mais glutões, de que comer comida saudável não vai deixá-los com fome”, afirma Ferraz.
Com a refeição custando em torno de R$ 40, o restaurante mira as classes AB. Diferentemente do irmão americano, em geral comido com as mãos e sem muita necessidade de prato, o wrap gourmet tem uma apresentação mais sofisticada, e a proposta de ser consumido mais lentamente.
Saudável e ágil
Há pouco mais de dois anos, Ferraz viu surgir a necessidade de uma comida que fosse, além de saudável, rápida. Por mais de um ano, ele viajou para Estados Unidos, China, Inglaterra e América Central para conhecer modelos de fast food saudável e tentar adaptar para o paladar brasileiro.
Montar a própria salada, mais um grelhado e um pão integral pareceu dar certo. “Ficamos dois anos testando a Go Fresh com duas lojas próprias, e agora estamos abrindo duas franquias”, afirma Ferraz. No final de março ele inaugura a primeira franquia no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e prevê a abertura de mais quatro até o fim do ano.
Com a refeição variando de R$ 15 a R$ 20, a rede de fast food saudável abrange a classe C, enorme público consumidor. Por isso, Ferraz acredita que a Go Fresh tenha mais potencial de crescimento do que a Wraps, e deseja abrir cem lojas ao final de sete anos. “Mesmo que eu tivesse todo o dinheiro para abrir cem lojas amanhã, não o faria nesse momento, porque o mercado de alimentação saudável não está amadurecido o suficiente”, afirma Ferraz.
Mesmo que o mercado não esteja plenamente desenvolvido, em pouco mais de um ano as unidades da Go Fresh já faturam R$ 120 mil por mês. Outro dado positivo é o crescimento de 20% no faturamento. As regiões prioritárias na expansão são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e o interior de São Paulo. Uma pesquisa encomendada pela própria empresa mostrou que, além de Brasília, são esses os lugares em que o consumidor, atualmente, se preocupa mais com alimentação saudável.
Para combater as lasanhas e macarronadas dos almoços de cada dia, Ferraz procura franqueados que se identifiquem com essa proposta saudável. “Quando a pessoa vive isso, também passa isso para o cliente”, diz ele.
Quanto custa ter uma franquia da Wraps
Quanto custa ter uma franquia Go Fresh
Quanto custa ter uma franquia da Wraps
Tipo de negócio | Restaurante especializado em alimentação saudável. |
Data de fundação da empresa | 2003 |
Investimento inicial | De R$ 350 mil a 450 mil |
Taxa de Franquia | R$ 80 mil |
Royalties | 6% sobre faturamento bruto |
Capital de giro | Não informado |
Taxa de publicidade | 2% sobre faturamento bruto |
Faturamento médio mensal | R$ 250 mil |
Lucro líquido | Não informado |
Prazo médio de retorno do investimento | De 24 a 36 meses |
Prazo de contrato | 60 meses |
Regiões de interesse | São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro, capital |
Área mínima da unidade | De 75m2 a 200m2 |
Funcionários | De 13 a 20 |
Apoio ao franqueado | A franqueadora dá suporte permanente ao franqueado em tudo que se refere a sua unidade. |
atendimento@wraps.com.br | |
Site | www.wraps.com.br |
Telefone | (11) 3078-2282 |
Quanto custa ter uma franquia Go Fresh
Tipo de negócio | Fast food especializado em alimentação saudável |
Data de fundação da empresa | 2009 |
Investimento inicial | A partir de R$ 150 mil (depende do tamanho e necessidade de adaptação da loja) |
Taxa de Franquia | R$ 49 mil |
Royalties | 8% sobre o faturamento bruto |
Capital de giro | R$ 50 mil |
Taxa de publicidade | 2% sobre o faturamento bruto |
Faturamento médio mensal | R$ 120 mil |
Lucro líquido | Não informado |
Prazo médio de retorno do investimento | 24 meses |
Prazo de contrato | 60 meses |
Regiões de interesse | São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro, capital |
Área mínima da unidade | 25m2 |
Funcionários | De 8 a 10 |
Apoio ao franqueado | A franqueadora dá suporte permanente ao franqueado em tudo que se refere a sua unidade. |
atendimento@wraps.com.br | |
Site | www.gofresh.com.br |
Telefone | (11) 3078-2282 |
Fonte: PEGN
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